Saúde

Varicela: sintomas, transmissão, tratamento e prevenção

Publicado dia 10 out, 2012 por @babyrogerbrasil

 
0
Varicela: sintomas, transmissão, tratamento e prevenção

Popularmente conhecida como Catapora, a Varicela é uma doença bastante contagiosa, transmitida por um vírus, de evolução geralmente benigna em crianças saudáveis.

Sintomas: Inicialmente surge a febre, e após alguns dias aparecem as vesículas (pequenas bolhas vermelhinhas) que evoluem até a formação das crostas ( “casquinhas”). A Varicela apresenta muita coceira, por isso deve-se deixar as unhas dos pequenos bem curtas para evitar qualquer possibilidade de infecção, caso a criança coce o local.

Transmissão: A transmissão é feita através do ar ou de pessoa a pessoa.  A transmissão da Varicela compreende o período entre 1 a 2 dias antes e até 6 dias após o início da erupção cutânea, ou seja, a maior transmissão é durante a febre e quando as vesículas estão rompendo. Na fase de crosta, não contamina mais.

Tratamento: O tratamento deve ser feito com medicações sintomáticas, como antitérmicos e antialérgicos a fim de minimizar a coceira. É contra indicado o uso do Ácido Acetilsalicílico nos casos de Varicela.

Prevenção: A prevenção é feita através de vacina, que não se encontra disponível na rede pública, devendo ser aplicada a partir de 1 ano de vida, na rede particular de saúde. A vacinação é altamente recomendada.

Aos primeiros sintomas de Varicela, deve-se procurar um serviço médico e afastar a criança da escola e do contato com gestantes.

Drª Beatriz Helena Cavalcante de Faria

Nenhum Comentário

Seu comentário estará visível após a moderação