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O QUE COLOCAR NA LANCHEIRA DO MEU FILHO?

Publicado dia 27 jan, 2014 por @babyrogerbrasil

 
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O QUE COLOCAR NA LANCHEIRA DO MEU FILHO?

Hora de voltar às aulas e cada vez mais vemos a preocupação dos pais com a alimentação das crianças. Com o número crescente de casos de obesidade,diabetes e hipertensão infantil, temos mesmo que prestar atenção com o que colocamos na lancheira de nossos filhos. Mas será que é possível preparar uma lancheira saudável e gostosa? Sim! Apesar do assunto ser do domínio dos nutricionistas, como mãe e pediatra posso dar algumas dicas. Então, vamos lá!

A correria e os inúmeros compromissos do dia a dia fazem os pais comprarem o que é mais prático nos supermercados, mas os alimentos embalados geralmente são ricos em sal, açúcar,calorias, gorduras e sem benefícios nutricionais. Devemos dar prioridade aos alimentos
naturais e integrais, deixando a lancheira colorida e variada.

A lancheira deve ser térmica para conservar melhor a temperatura dos alimentos, as bebidas devem ser levadas em garrafas térmicas e os lanches embalados em papel alumínio ou embalagens plásticas com tampa para não amassar. Preparar o lanche na hora ou deixar na geladeira e só colocar na lancheira no momento de ir para escola.

Lembrar de limpar a lancheira toda vez que voltar da escola.Como opções de bebidas podemos mandar para o recreio : sucos naturais ou de uva integral (procurar os que não contêm açúcar e conservantes), iogurtes, água de coco, bebidas fermentadas, água. Evitar
refrigerantes ,sucos em pó e sucos “de caixinha” que contenham açúcar, corantes e conservantes.

As frutas podem ser: inteiras e com casca – banana, pêra, ameixa, maçã,morango,tangerina; ou picadas – laranja, melão,mamão,manga, abacaxi e salada de frutas. Pode mandar granola em um potinho separado para ser misturado com as frutas ou o iogurte.

Os pães devem ser integrais com geléia de frutas sem açúcar,queijo branco, ricota temperada com ervas,requeijão,cenoura/beterraba ralada.

Os biscoitos sem recheio como os de água e sal, cream cracker, aveia e mel, cookies integrais ou caseiros são os escolhidos.

As barras de cereais são uma boa pedida, mas devemos ver no rótulo a quantidade de sal, as caseiras são fáceis de fazer e mais saudáveis. Bolos e pães caseiros também fazem parte do cardápio.

Tomate cereja ou grape com cenourinha Baby também são uma sugestão saudável.

O mais importante é a introdução dos hábitos saudáveis desde o início da alimentação dos bebês. O exemplo dos pais é o melhor caminho. Não adianta querer que a criança tenha uma alimentação balanceada no lanche da escola se em casa ela não tem.

Por: Drª Beatriz Helena Cavalcante de Faria
CRM: 85000

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