Bem Viver

Sabia que o silêncio tem som?

25/11/2016

Você já fez retiro de silêncio? A gente super recomenda. É uma pausa maravilhosa no dia-a-dia e muito revigorante. Existem vários lugares que oferecem essa prática.

Nos primeiros dias não é fácil, você torce para acabar logo, sente vontade de conversar com a folhinha da grama, com a formiga que sobe pela árvore, com o grão de areia espalhado no pátio. Mas, o melhor de tudo, é que nesse tipo de experiência só existe uma regra: o respeito. Respeitar o seu próprio silêncio e o silêncio do outro. Respeitar a natureza, que sopra onde quer e como quer.

Tudo muda depois de um retiro como esse. O vento não bate mais, ele acarinha seu rosto quando está de bom humor. Quando ele está bravo você o deixa sozinho e em paz para desopilar. A chuva se torna sua irmã brincalhona. O sol chega na sua pele pedindo licença para te aquecer. A sombra te abraça para te aliviar.

Até a relação com os alimentos muda. É muito bom contemplar o prato antes de comer, ver quantas cores existem nele, sentir o perfume que vem com o calor, prestar atenção nas texturas, agradecer e saborear. Na correria do dia-a-dia não fazemos muito isso.

Você já prestou atenção na textura do figo? Já reparou no design do morango? No degradê do pêssego, em como a laranja foi tecida artesanalmente? E as folhas então? Tem lisa, tem crespa, é muita criatividade. Nada é entediante.

Contemplar a vida é um exercício que começa na gente mesmo. E depois, vai se expandindo para o outro, para tudo e para todos.

Você encontra retiros assim em:

itaici.org.br
nazareuniluz.org.br

MAPA DO SITE

NEWSLETTER


UNIDADE - SP
Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Av. Duque de Caxias, 2016 - Promeca
CEP: 13223-025 - Várzea Paulista / SP
Fone: (11) 4606-1515
WhatsApp: (11) 98336-0053

VOLTAR AO TOPO