Bem Viver

Paciente acamado: cuidados!

31/08/2016

Estar acamado é uma posição muito difícil para qualquer pessoa, principalmente para os idosos. Para minimizar o desconforto físico e psicológico, existem alguns cuidados básicos.

 

Segue algumas dicas.

 

– Sempre deixe o ambiente em que o idoso passará longos períodos limpo. Troque os lençóis da cama, mantenha sempre bem esticados, pois os lençóis enrugados pode trazer desconforto e restringir a circulação e contribuir na formação de feridas.

– Troque o idoso de posição algumas vezes durante o dia, para evitar ferimentos, cansaço por estar na mesma posição por muito tempo, e outras complicações.

– Para o doente poder comer, ver televisão, ler ou receber visitas, será necessário sentá-lo na cama. Tome cuidado para não machuca-lo, e se necessário peça ajuda de uma segunda pessoa para conseguir levantar o idoso.

– Dar banho a um acamado é muito importante: para além dos cuidados higiénicos essenciais, proporciona uma sensação de bem-estar e de relaxamento. A si, permite-lhe avaliar o estado da pele da pessoa, aplicar um creme hidratante e ministrar pequenas massagens que ative a circulação. Não esqueça também de arrumar o cabelo, fazer a barba e tratar das unhas.

– No caso de feridas, é necessário trata-las imediatamente para prevenir infecções. Limpe bem as feridas com água e sabão, aplique pomada antibióticas e coloque gazes esterilizada. Se depois de uma semana, a ferida não estiver cicatrizada, consulte o seu médico.

– Organize e administre corretamente todos os medicamentos do idoso. Faça uma lista atualizada e utilize caixas de distribuição com marcação de dia e horário para te auxiliar.

– Sirva as refeições para o idoso em horários de costume, seguindo uma rotina, coloque-o sentado, prepare alimentos que o agrade e tenha sempre muita paciência com o idoso.

MAPA DO SITE

NEWSLETTER


UNIDADE - SP
Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Av. Duque de Caxias, 2016 - Promeca
CEP: 13223-025 - Várzea Paulista / SP
Fone: (11) 4606-1515
WhatsApp: (11) 98336-0053

VOLTAR AO TOPO