Bem Viver

Cuidados com os idosos no inverno

10/08/2016

Cuidado com o coração

No inverno, o risco de infarto é maior do que no verão, sobretudo, para quem já tem algum problema vascular associado. Por isso, é importante que pessoas hipertensas, com colesterol alto e com diabetes se protejam do frio e evitem choques térmicos. Então, é necessário se agasalhar bem durante o inverno.

 

Mais infecções respiratórias

Com o frio, aumentam também as infecções respiratórias. A explicação está no fato de que as pessoas tendem a ficar mais confinadas. Para evitar o contágio, o recomendável é que os ambientes permaneçam arejados, evitando correntes de vento, pois aumentam o frio e evitar ficar em ambientes muito cheios. Outro elemento importante são as vacinas.

 

O tremor e os pelos arrepiados

Uma das reações mais clássicas do nosso corpo, quando exposto ao frio, é o tremor. Isso está associado a uma ativação do sistema nervoso simpático, que provoca a vasoconstrição e ativa todo o organismo, fazendo com que ele reaja por terminações nervosas, segundo o cardiologista Luiz Carlos Bodanese. Outra manifestação muito comum é o arrepio de pelos que é um sinal do nosso corpo dizendo que algo está errado. Proteja sempre o idoso com roupas quentes como agasalho, manta, gorro, luvas. Bem agasalhados, o organismo é menos agredido, reage menos com alterações de pressão, frequência cardíaca e vasoconstrição.

 

De olho na alimentação

A necessidade de manter o corpo aquecido não pode ser desculpa para não seguir uma alimentação balanceada. Para o inverno é indicado um maior consumo de alimentos quentes, como sopas, chás e vegetais cozidos.

MAPA DO SITE

NEWSLETTER


UNIDADE - SP
Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Av. Duque de Caxias, 2016 - Promeca
CEP: 13223-025 - Várzea Paulista / SP
Fone: (11) 4606-1515
WhatsApp: (11) 98336-0053

VOLTAR AO TOPO