Big Roger

Lazer na Terceira Idade

02/12/2015

Com a chegada da melhor idade, é comum que as pessoas tenham mais tempo livre durante o dia, muitas vezes em decorrência do processo de aposentadoria.
É uma fase merecida, que deve ser aproveitada da melhor maneira possível, preenchendo cada instante com atividades que mantenham o corpo e a mente sempre em movimento.
Há quem prefira aproveitar o tempo livre para descansar e não praticar atividade alguma. Na teoria, o lazer compreende a utilização do tempo livre para tudo aquilo que proporcionar sensação de prazer e bem estar ao indivíduo, seja praticando alguma atividade não. Na prática, utilizar a ociosidade como lazer, pode trazer malefícios para a saúde, atrofiando corpo e mente.
Daí a importância de incentivar o idoso a se manter ativo, impedindo que o “prazer” “do tempo ocioso se torne um vício irreparável.

Atividades simples como um jogo de xadrez, damas, cartas ou dominós, são excelentes brincadeiras para as horas de lazer. Além de estimularem a mente e o poder de raciocínio do idoso, esse tipo de atividade age diretamente no fator emocional e motivacional.
Ler é uma ótima dica também! Uma boa leitura ajuda a manter a mente sempre em atividade e ainda faz o leitor viajar para lugares incríveis e inimagináveis, sem sair do lugar.
Que tal exercitar a criatividade e soltar a imaginação para fazer lindos desenhos ou pintar quadros incríveis? É uma atividade surpreendente para a mente e, principalmente, para a autoestima.
A meditação também é uma ótima atividade que proporciona um perfeito equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito.

Com a mente bem ocupada e em constante movimento, fica mais fácil cuidar do corpo, não é mesmo? Então vamos às dicas de como aproveitar o tempo livre para se exercitar.
Alongue-se. É o primeiro passo para esticar as articulações e aumentar a disposição antes de praticar alguma atividade física.
Atividades que estão liberadas: dançar, nadar, correr, caminhar, alongar, meditar e tudo o que trouxer felicidade, bem estar e qualidade de vida.

As atividades de lazer na terceira idade despertam o fator motivacional e podem trazer resultados surpreendentes para a saúde física, mental e emocional do idoso. E auxiliá-lo nesse processo, incentivando-o e ajudando nos cuidados básicos, além de muito importante, representa um gesto de carinho.

MAPA DO SITE

NEWSLETTER


UNIDADE - SP
Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Av. Duque de Caxias, 2016 - Promeca
CEP: 13223-025 - Várzea Paulista / SP
Fone: (11) 4606-1515
WhatsApp: (11) 98336-0053

VOLTAR AO TOPO