Big Roger

O ambiente do idoso acamado

28/12/2015

O processo de envelhecimento diminui, com o passar dos anos, a capacidade de adaptação do idoso a novas situações. O avanço da idade traz consigo algumas limitações e dificuldades que podem ser conduzidas de maneira otimista, com pequenas mudanças na estrutura do ambiente, que farão muita diferença na rotina do idoso.

Quando falamos de ambiente adequado para um idoso acamado, precisamos levar em consideração as facilidades, o conforto e a praticidade que esse ambiente deve proporcionar ao idoso. Afinal, é lá onde ele passará a maior parte do seu dia.

 

Cama articulada

Como o idoso acamado precisa passar a maior parte do tempo na cama, o ideal é providenciar uma cama articulada, que permita que ele se sente para comer ou eleve a cabeça para assistir televisão, de maneira segura e confortável. A cama articulada ajuda o idoso a mudar a posição do corpo mais facilmente, e com isso, ter mais bem estar.

 

Colchão de ar ou caixa de ovo

 Por passarem muito tempo na cama, os idosos acamados precisam de um colchão especial para previnir o aparecimento da úlcera de decúbito. Os colchões mais indicados são: colchões de ar ou caixa de ovo.

 

Uma cama para o cuidador

 O cuidador que acompanhará o paciente acamado, deverá permanecer no local em tempo integral, estando sempre pronto para qualquer emergência com o idoso. Por isso é necessário que o cuidador tenha uma cama próxima ao idoso.
Mesa ou criado-mudo: É muito importante que haja uma mesa ou criado-mudo ao lado da cama do idoso, para apoiar medicamentos, pomadas, curativos, telefones, revistas e outros itens indispensáveis para o bem estar do idoso.

 

Cômoda de apoio

Utensílios, curativos, fraldas geriátricas, cosméticos, medicamentos, roupas, toalhas, roupas de cama, tudo isso e o que for necessário para bem estar do idoso, deve estar em uma cômoda ou armário dentro do quarto do idoso, para facilitar o acesso quando for necessário.

 

Iluminação

 O quarto do idoso acamado deve ser bem iluminado com lâmpadas e abajures. Para a noite, pode utilizar um abajur com luz mais fraca, em tom amarelo, azul ou verde. Isso manterá o ambiente iluminado, porém relaxante, durante a noite. A iluminação durante a noite é importante para facilitar o cuidado em eventuais necessidades do idoso.

 

Calendário e relógio

 Uma das maiores agonias de um idoso acamado é perder a noção do tempo, por isso o mantenha sempre atualizado com a data e o horário. Se for aniversário de algum familiar do paciente ou data importante, relembre-o.

 

Alimentação

 Facilite a alimentação do idoso, com mesinhas próprias para refeições em cama.

 

Telefone e Internet

 Facilite a comunicação do idoso com as outras pessoas, através de tablets, notebooks, celulares ou telefones. Mantenha as ferramentas de comunicação do idoso sempre próximas a ele.

 

Entretenimento e sentimento

 Espalhe fotos da família pelo quarto, através murais ou porta- retratos, instale um televisor para entreter o idoso enquanto estiver acamado e não se esqueça de colocar suas músicas favoritas para tocar. A música faz muito bem para a alma e ajuda a curar cicatrizes da mente. Cuide do coração desse paciente. Esse carinho fará toda a diferença em sua recuperação e aceitação.

 

MAPA DO SITE

NEWSLETTER


UNIDADE - SP
Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Av. Duque de Caxias, 2016 - Promeca
CEP: 13223-025 - Várzea Paulista / SP
Fone: (11) 4606-1515
WhatsApp: (11) 98336-0053

VOLTAR AO TOPO