Bem Viver

Dor de garganta! Quais são as principais causas e como tratá-la corretamente?

03/08/2016

 

Faringite

A Faringite é uma inflamação na faringe (parede localizada no final da boca). Normalmente é provocada por vírus e pode evoluir para uma amigdalite bacteriana. A sinusite e refluxo são outros culpados pela inflamação.

Geralmente os sintomas da faringite são a dor para engolir, falar e bocejar, mal-estar; vermelhidão na parede no fundo da boca e furinhos vermelhos chamados aftas. Quando é infecção bacteriana, há também formação de placas de pus.

O tratamento é feito com analgésico e antitérmico. Mas é importante que esta medicação seja feita pelo médico especialista, para que seja diagnosticado da forma correta.

 

Amigdalite

Amigdalite é uma inflamação nas amígdalas (tecidos arredondados que ficam um de cada lado na parede lateral da garganta); o mais comum é acontecer uma infecção viral, mas infecções por bactéria também são frequentes.

O sintomas são dor intensa, principalmente para engolir, febre, mal-estar e indisposição. Se as amígdalas estiverem inchadas e a região bem vermelha, a infecção é viral, e pequenas feridas vermelhas podem aparecer. Quando houver placas de pus, uma bactéria foi a causadora da infecção.

O tratamento para o sintoma viral também é feito com analgésico e antitérmico. Mas se você enxergar pus, procure o médico imediatamente.

 

Laringite

A laringite pode ser confundida com faringite, mas a infecção acontece na laringe e frequentemente é provocada por vírus. A laringe fica mais abaixo no pescoço, na região do pomo de Adão, onde a voz é produzida – não é possível vê-la sem ajuda de aparelhos médicos.

O primeiro sintoma é aparece dor local na região da laringe. Em seguida, vem a rouquidão e, por último, surge uma tosse seca e irritativa.

Para tratar a laringite é preciso tomar analgésico e antitérmico. E caso a rouquidão dure por mais de uma semana, vá ao médico, principalmente em casos de bebidas alcoólicas e cigarros em grandes quantidades. Esse ato pode diagnosticar ou prevenir câncer na laringe!

 

 

 

Dicas e dúvidas!

 

Dores de gargantas

Para prevenir a dor de garganta evite respirar pela boca, pois pode ressecar a mucosa e facilita o alojamento das bactérias.

 

Qual a duração de cada caso?

Quando é viral, permanece entre três e quatro dias. Já a infecção bacteriana dura mais e o uso de antibiótico que diminui o ciclo.

 

 

 

MAPA DO SITE

NEWSLETTER


UNIDADE - SP
Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Av. Duque de Caxias, 2016 - Promeca
CEP: 13223-025 - Várzea Paulista / SP
Fone: (11) 4606-1515
WhatsApp: (11) 98336-0053

VOLTAR AO TOPO