Bem Viver

Cuidados com o idoso no tempo frio

10/06/2016

As temperaturas mais baixas e ventos fortes, representam uma grande ameaça para a saúde do idoso, por apresentarem maior sensibilidade ao tempo frio e, muitas vezes, baixa imunidade, que pode ser a porta de entrada de doenças virais da época.

 

Veja como manter o idoso bem protegido e seguro nos meses mais gelados do ano

 

Atenção com a hipotermia

Com maior incidência em pessoas acima de 65 anos, a hipotermia, em geral, atinge pessoas que apresentam menos gordura, menor circulação sanguínea e metabolismo lento, fatores facilmente identificados entre o público da terceira idade. Por isso, vale redobrar o cuidado com agasalhos, cobertas, meias, gorros e com a temperatura corporal do idoso, que nunca deverá estar abaixo dos 35 graus célsius.
Evite sair com o idoso após o banho, ou se ele estiver com os cabelos molhados. Preocupe-se em secar bem os cabelos do paciente, se possível, com o auxilio de um secador.

 

Gripes e resfriados

Assim como a hipotermia, gripes, resfriados e outras doenças virais costumam chegar com força nas épocas frias do ano, atingindo principalmente o público idoso, por apresentarem menor imunidade e condições favoráveis para a propagação dos vírus e bactérias. O ideal é reforçar a alimentação do idoso, com alimentos ricos em vitamina C, evitar lugares fechados e aglomerados e manter o idoso sempre bem agasalhado, longe de qualquer tipo de friagem. Acompanhe atentamente as campanhas de vacinação e mantenha a carteirinha de vacinação do idoso sempre em dia.

 

Hidratação

É muito comum as pessoas beberem menos líquido durante os meses mais frios do ano, em especial, os idosos. No entanto, é muito importante que o idoso beba ao menos 2 litros de água por dia, ou o máximo que conseguir, para se manter bem hidratado. Cerca de 50% da força do nosso corpo, provém de um organismo bem hidratado.

 

Pele

Devido aos banhos mais quentes durante o outono e inverno, a pele do idoso tende a ressecar mais do que o normal, por isso é importante complementar o banho com cremes hidratantes ou óleos corporais. Atente-se em aquecer o creme com as mãos antes de aplicar no idoso, para que a temperatura fria do produto não cause friagem ao idoso.

 

Alimentação

Reforce a alimentação do idoso em todas as refeições do dia. Nessas épocas frias, as pessoas costumam sentir mais fome, no entanto, há casos em que o idoso não quer causar incômodo ao pedir para comer, por isso vale administrar atentamente sua dieta, mantendo o idoso sempre bem alimentado com nutrientes e vitaminas essenciais para se sentir forte e disposto.

 

Gostou das dicas? Escreva para nós pelos comentários abaixo ou pelo Facebook!

MAPA DO SITE

NEWSLETTER


UNIDADE - SP
Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Av. Duque de Caxias, 2016 - Promeca
CEP: 13223-025 - Várzea Paulista / SP
Fone: (11) 4606-1515
WhatsApp: (11) 98336-0053

VOLTAR AO TOPO