Big Roger

Câimbras Noturnas, como evitá-las

22/04/2016

As câimbras noturnas são dores intensas, repentinas e prolongadas provocadas por contrações involuntárias de um ou mais músculos dos pés ou das pernas, geralmente na região da panturrilha. Na maioria das vezes, os episódios dolorosos são ocasionais, duram menos de um minuto e desaparecem espontaneamente.

 

Causa

Na maioria dos casos, a origem é desconhecida, podendo ser devido a anormalidades dos pés ou pernas; quando os pés passam um longo período em má posição durante o dia ou associada a doenças e medicamentos tais como:

o Doenças associadas a transtornos musculares ou de postura (como Parkinson);

o Desidratação provocada por sudoreses excessiva, diarreia, exercício intenso ou tratamento com hemodiálise;

o Doenças metabólicas como diabetes, hipotireoidismo, alcoolismo, hipocalcemia (níveis baixos de cálcio no sangue), hipomagnesemia (níveis baixo de magnésio no sangue) ou hipocalemia (níveis baixos de potássio no sangue);

o Uso de certos medicamentos, incluindo diuréticos, beta-bloqueadores, contraceptivos, broncodilatadores inalatórios, sedativos e muitos outros.

 

Diagnóstico

Apesar de dolorosas, as câimbras noturnas não comprometem a saúde, mas podem se tornar muito irritantes. Quando acontece com frequência, é recomendado a realização de um exame de sangue para descartar problemas como deficiência de cálcio, magnésio ou potássio no sangue.

 

Prevenção

Alguns cuidados simples podem prevenir a repetição das crises no momento em que as câimbras noturnas acontecem:

o Alongue o músculo do pé ou da perna em que esteja sentindo câimbras. o Aplique água quente sobre a área durante alguns minutos.
o Faça uma massagem com gelo.

Para evitar que as câimbras reapareçam, pratique exercícios aeróbicos como bicicleta, caminhada e alongamento; use sapatos adequados e confortáveis durante o dia e mantenha uma boa hidratação.

 

Tratamento

Analgésicos e anti-inflamatórios não têm utilidade nenhuma no tratamento das câimbras. No entanto, suplementos vitamínicos e minerais com cálcio, potássio e magnésio podem representar a melhor forma de tratamento.

Caso os episódios de câimbras persistam, procure um médico.

 

Ficou com alguma dúvida? Escreva para nós pelos comentários abaixo ou em nossa página no Facebook!

MAPA DO SITE

NEWSLETTER


UNIDADE - SP
Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Av. Duque de Caxias, 2016 - Promeca
CEP: 13223-025 - Várzea Paulista / SP
Fone: (11) 4606-1515
WhatsApp: (11) 98336-0053

VOLTAR AO TOPO