Big Roger

Artrite Reumatoide: Saiba como cuidar deste paciente

19/01/2016

Caraterizada pela inflamação causada nas articulações, a Artrite Reumatoide afeta uma a cada mil pessoas, atingindo homens e mulheres de todas as idades, com maior incidência em mulheres entre 40 e 60 anos.
Por ser uma doença inflamatória crônica, a artrite reumatoide não tem cura e apresenta crises que aparecem e desaparecem naturalmente. É conhecida como uma doença autoimune, ou seja, quando o próprio sistema imunitário da pessoa ataca os tecidos moles do corpo.

Além das dores e inflamações nas articulações, a artrite reumatoide pode desencadear outros sintomas como mãos vermelhas e inchadas, nódulos reumatoides sob a pele, rigidez matinal, fadiga generalizada, febre e perda de peso. Em geral, atinge pulsos, mãos, pés e tornozelos, progredindo até os ombros, cotovelos, ancas, joelhos, pescoço e maxilares.
As crises de artrite podem ser controladas e aliviadas através de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e infiltrações, e também por meio de terapias como hipnoterapia, acumpuntura, geoterapia, cromoterapia, fisioterapia e shiatsu.

 

Cuidados com o paciente com Artrite Reumatoide

 

Apoio emocional

 Por sentirem dificuldade e dor para realizar tarefas que eram fáceis antes da doença, os pacientes com artrite reumatoide se sentem frustrados, o que pode acabar em depressão e estresse. Por isso é importante conduzir esse acompanhamento com carinho e paciência.

 

Compreensão no dia a dia

 A rotina de um paciente com artrite é lenta e com muitas pausas para descanso. É preciso ter paciência e compreensão para acompanhar esse novo ritmo do paciente, pois se apressá-lo ou pressioná-lo, poderá o deixar ainda mais frustrado e deprimido.

 

Ambiente

 A casa ou o ambiente onde o paciente passará muitas horas do seu dia, deve ser reorganizada de modo que os seus objetos de uso diário fiquem sempre próximos e fáceis de acessar. Também é importante adaptar algumas instalações da casa, como puxadores que facilitem a abertura de portas, janelas e armários, cadeiras com apoio para os braços, sofás com estofamento mais rígido para facilitar na hora de sentar e levantar.

 

Seguindo essas dicas você estará ajudando o paciente com artrite reumatoide a ter mais conforto, bem estar e qualidade de vida.

Conheça a nossa página no Facebook: www.facebook.com/vivabembigroger

MAPA DO SITE

NEWSLETTER


UNIDADE - SP
Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Av. Duque de Caxias, 2016 - Promeca
CEP: 13223-025 - Várzea Paulista / SP
Fone: (11) 4606-1515
WhatsApp: (11) 98336-0053

VOLTAR AO TOPO