Big Roger

Alzheimer: como cuidar de um paciente.

30/11/2015

Cuidado, amor e carinho são fatores indispensáveis ao diagnosticar um familiar com Alzheimer. Trata-se de um grande desafio que deverá ser enfrentado com muita compaixão e compreensão pela família.
Quando o diagnóstico do Alzheimer é confirmado em algum familiar, é preciso que a família enfrente as mudanças da rotina familiar com atenção, carinho e paciência.
A perda de memória é uma doença que afeta o paciente e entristece familiares próximos, como esposos(as), filhos e netos. Por isso é preciso criar forças para neutralizar o fator emocional e saber conduzir o caso.
O primeiro passo, é estar sempre próximo e atento ao paciente, observando suas atitudes, reações e desempenho nas atividades diárias, para então, compreender suas limitações e riscos. Nessa fase, é importante que o cuidador ou familiar analise o comportamento do paciente com Alzheimer, por um longo período de tempo, para poder tirar conclusões reais sobre sobre o desempenho do paciente.
Após essa análise comportamental, é preciso compreender em quais momentos e situações o cuidador/familiar deve interferir nas decisões do paciente. É necessário agir com muita calma e compreensão nessa fase, pois se trata de um paciente adulto que sempre teve autonomia nas decisões de sua vida, e interferir em suas atitudes, tirando o seu poder de decisão pode soar como uma agressão e causar um grave estresse na relação entre paciente e cuidador/familiar. Quando bem conduzida, com planejamento, paciência e dedicação, a rotina de cuidados com o paciente de Alzheimer tende a ser tranquila e sem estresse, tanto para o cuidador/familiar quanto para o paciente.

 

Confira algumas dicas para conduzir esse desafio com sabedoria e eficácia

 

• Elabore uma agenda semanal.
• Incentive a independência e ofereça ajuda somente em casos de dificuldade.
• Ajude-o a controlar suas crises de ansiedade.
• Tenha paciência e compaixão.
• Mantenha a casa sempre organizada, segura e arejada.
• Faça perguntas simples.
• Estimule a prática de atividades físicas.

 

Conheça nossa página no Facebook: www.facebook.com/vivabembigroger/

MAPA DO SITE

NEWSLETTER


UNIDADE - SP
Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Av. Duque de Caxias, 2016 - Promeca
CEP: 13223-025 - Várzea Paulista / SP
Fone: (11) 4606-1515
WhatsApp: (11) 98336-0053

VOLTAR AO TOPO