Bem Viver

Paciente com Alzheimer: 6 maneiras de estimular a mente

16/07/2016

O cuidado com o paciente portador de Alzheimer nem sempre é uma tarefa fácil, mas com amor, paciência e dedicação esse carinho pode ser transformador na vida do paciente.

Além dos cuidados básicos com a saúde do paciente, como medicação, higiene e alimentação, é preciso que haja uma atenção especial com a saúde cognitiva deste paciente.

 

Veja 6 formas de estimular cognitivamente um paciente com Alzheimer:

 

Leitura: Livros, revistas, jornais, gibis, poemas, ou qualquer outra forma de leitura, além de serem uma ótima companhia para o paciente, ainda o ajuda a exercitar suas habilidades cognitivas, fortalecendo a memória e mantendo o cérebro sempre em atividade.

 

Família: É normal que o paciente com Alzheimer se distancie da família conforme a evolução da doença. No entanto, é extremamente importante que familiares se mantenham próximos e que o convívio familiar e entre amigos seja constantemente estimulado através de almoços, jantares e passeios.

 

Atividades físicas: Praticar atividades físicas traz benefícios para o corpo e para a mente, portanto tem um papel muito importante no cuidado com o paciente com Alzheimer. O ideal é estimular a prática de exercícios físicos durante o dia, em lugares calmos, se possível nas proximidades da casa.

 

Lembranças: Espalhar pela casa objetos que reacendam a memória afetiva do paciente, é uma ótima maneira de estimular a mente e a memória deste paciente. O ideal é utilizar esses objetos para orientar o paciente na disposição dos cômodos, evitando mudá-los de lugar com frequência.

 

Música: Com ação terapêutica, a música tem exerce um poder incrível e transformador na vida do paciente com Alzheimer. Ela estimula os sentidos, o fator emocional e a memória do paciente. O mais indicado é optar por uma melodia calma, de preferência músicas antigas, que estimulem a memória afetiva do paciente.

 

Gostou das dicas? Escreva para nós pelos comentários abaixo ou pelo Facebook!

MAPA DO SITE

NEWSLETTER


UNIDADE - SP
Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Av. Duque de Caxias, 2016 - Promeca
CEP: 13223-025 - Várzea Paulista / SP
Fone: (11) 4606-1515
Sac: (11) 4596-4660

VOLTAR AO TOPO