Bem Viver

4 receitas veganas para um réveillon delicioso e saudável.

30/12/2017

Quem falou que as festas de final de ano precisam ser regadas a gorduras e alimentos pesados. Existem receitas deliciosas e super leves e saudáveis que também podem estar na sua mesa. Aqui vão algumas delas para você:

 

 

1) Nhoque de abóbora

 

– Metade de uma abóbora japonesa/cabotiã

– 1 xícara de fubá fino ou farinha de trigo branca

– 1/2 xícara de fécula de batata

– 3 colheres de sopa de azeite de oliva

– 2 colheres de chá de sal

– Pimenta do reino a gosto

 

Preaqueça o forno a 230 °C. Retire as sementes da abóbora com uma colher e envolva com papel manteiga ou alumínio. Leve ao forno preaquecido por cerca de 40 minutos ou até a polpa ficar macia.
Retire do forno e, ainda quente, tire toda a polpa e transfira para um recipiente. Amasse bem com um garfo até formar um purê homogêneo, sem pedacinhos de abóbora. Reserve até esfriar. Adicione o fubá, a fécula de batata, o azeite de oliva, metade do sal e a pimenta do reino. Misture bem até obter uma bola de massa lisa e firme. 

Se necessário, adicione mais fubá. Polvilhe uma superfície lisa com um pouco de fubá e faça rolinhos com pequenas porções da massa. Corte em pedaços de aproximadamente 2 cm e reserve. Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Assim que ferver adicione o restante do sal. Com o auxílio de uma escumadeira, mergulhe cerca de 10 nhoques por vez na água fervente. Deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire os nhoques, escorrendo bem a água, e transfira para um recipiente. Adicione um fio de azeite enquanto ainda estão quentes e chacoalhe o recipiente até todos os nhoques estiverem envolvidos, assim eles não grudam um nos outros. Repita esse processo até cozinhar todos.

Sirva ainda quente com molho de tomate ou pesto de manjericão.

 

 

2) Salpicão vegano

 

– 1 bandeja de Shimeji branco ou preto
– 1 batata média
– 1 cenoura média
– ½ Maçã

– 1/2 xícara de milho congelado
– 1/2 xícara  de ervilha congelada
– 1/3 xícara Maionese vegana

– 1/4 xícara Uva passa sem semente
– Pimenta do reino moída a gosto
– 1 colher de sal

– Pimenta do reino moída a gosto
– 1 colher de sal


Descasque a batata e a cenoura e corte em cubinhos. Transfira para uma panela e adicione a ervilha e o milho congelados. Cubra com água e leve ao fogo médio. Cozinhe até ficarem macios. Enquanto cozinha prepare os demais ingredientes. Coloque a uva passa em um recipiente pequeno e cubra com água morna. Reserve por cerca de 10 minutos para hidratar e ficar macia. Limpe o shimeji e corte sua base. Rasgue em pedaços menores com as mãos. Transfira para um frigideira e tempere com 1/2 colher de chá de sal. Leve ao fogo médio e mexa com frequência até reduzir o tamanho e ficar levemente dourado. Não precisa usar óleo ou azeite. Reserve.

Descasque a maçã e corte em cubinhos. Reserve.
Escorra a água do cozimento da batata, cenoura, milho e ervilha. Transfira para um recipiente maior e adicione a maçã, o shimeji, a maionese e a uva passa escorrida. Tempere com 1/2 colher de chá de sal e pimenta do reino. Misture bem até ficar homogêneo. Se você quiser um salpicão mais cremoso e úmido acrescente mais maionese.
Cubra e leve à geladeira por cerca de 2 a 3 horas. Sirva gelado. Dura cerca de 3 dias na geladeira. 

 

 

3) Farofa de castanha

 

– 2 xícaras de farinha de mandioca flocada
– 1/2 xícara  de castanha-do-pará
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva
– 1 dente de alho picado
– 1/2 colher de chá de sal
– 1 colher de chá de raspas de limão tahiti

– Pimenta do reino moída a gosto


Pique metade das castanhas bem finas e a outra em pedaços maiores pra dar textura e crocância. Reserve. Aqueça o azeite em uma frigideira grande e refogue o alho até dourar levemente. Adicione as castanhas e tempere com sal e pimenta do reino. Misture bem e refogue ligeiramente.

Acrescente a farinha de mandioca aos poucos, mexendo bem para incorporar. Deixe cozinhar por cerca de 3 minutos ou até ficar dourada e crocante. Mexa com frequência para não queimar e torrar uniformemente. Desligue o fogo e reserve. Lave bem e seque os limões. Raspe a casca com um ralador, cuidado para não extrair a parte branca e amargar a receita. Acrescente as raspas na farofa e misture bem. Prove e acerte o sal, se necessário. Sirva ainda quente ou espere esfriar completamente para guardar num recipiente.

 

 

 

4) Maionese vegana

 

– 1/2 xícara leite de amêndoas gelado
– 1 xícara de óleo vegetal gelado (girassol)
– 1 colher de sopa de sumo de limão ou vinagre de maçã
– 1/2 dente de alho
– 1/2 colher de chá de sal

 

Coloque no liquidificador o leite de amêndoas e o alho. Tampe e bata em potência baixa apenas para triturar e misturar. Sem desligar o liquidificador, abra a tampinha central e cubra parcialmente a abertura com um pano de prato, no começo espirra bastante. Adicione o óleo em fio, aos poucos e bem devagar até ficar firme. Se você colocar tudo de uma vez pode talhar.Com o liquidificador ainda ligado adicione o sumo de limão ou vinagre de maçã e o sal. Bata só para misturar. Transfira para um pote de vidro com tampa e armazene na geladeira por até 7 dias.

MAPA DO SITE

NEWSLETTER


UNIDADE - SP
Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Av. Duque de Caxias, 2016 - Promeca
CEP: 13223-025 - Várzea Paulista / SP
Fone: (11) 4606-1515
Sac: (11) 4596-4660

VOLTAR AO TOPO