Baby Roger

Síndrome de Down – Cuidados especiais com crianças especiais

13/08/2018

Com desenvolvimento diferente, as crianças com síndrome de down tem uma característica muito marcante, elas são extremamente carinhosas. Para entender melhor sobre essas diferenças, a fonoaudióloga Lívia Ienne Mescollote nos conta um pouco sobre a sua experiência.

 É importante ter conhecimento de que as crianças com síndrome de down tem o desenvolvimento em um ritmo mais lento, por isso, é fundamental ter apoio de profissionais chaves.

Um desses profissionais chaves é o fonoaudiólogo, que tem como principal objetivo trabalhar a comunicação, além disso, a fonoaudiologia abrange também habilidades auditivas e adequações a funções de respiração, mastigação e deglutição.

 

Como o fonoaudiólogo trabalha a síndrome de down

 

Como o fonoaudiólogo trabalha

 

O trabalho realizado nas crianças com síndrome de down conta com apoio do lúdico, de forma a tornar as atividades propostas prazerosas para a criança.

Os objetivos são traçados após avaliação completa e são feitos de acordo com as necessidades específicas de cada criança.   

O plano de trabalho deve ser individualizado, respeitando a faixa etária, a expectativa da família e habilidades já adquiridas pela criança.

 

Características comuns na síndrome de down

 

Características síndrome de down

 

As crianças com síndrome de down apresentam algumas alterações comuns como, por exemplo, o atraso de linguagem, a hipotonia dos órgãos fonoarticulatórios e alterações na mastigação e deglutição.

É fundamental monitorar o desenvolvimento auditivo dessas crianças através de exames específicos para cada faixa etária.

 

Importância do acompanhamento para a criança

 

Fonoaudiologia e a síndrome de down

 

A fonoaudiologia contribui para que a criança tenha uma melhor comunicação e compreensão, assim como adequa suas funções de respiração, mastigação e deglutição.

Com a melhora da comunicação a criança pode apresentar uma mudança bastante positiva de comportamento uma vez que se torna confiante e independente quando é capaz de se expressar de modo funcional.

É importante ressaltar que o sucesso do trabalho fonoaudiológico depende de outros aspectos como os aspectos psicológicos, de saúde e principalmente  o apoio da família.

 

Fonoaudiologia e a síndrome de down

 

Cuidados especiais, com crianças especiais

 

A fonoaudióloga acompanha a criança com síndrome de Down por toda a vida pois ela está presente na introdução alimentar, nas primeiras palavras, na elaboração de frases, na aquisição da leitura e escrita e no aperfeiçoamento da sua linguagem favorecendo a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.

Muitas pessoas ainda tem dificuldade em lidar com a síndrome de down, por isso, é importante mate-las informadas.

 

Sobre a Lívia

 

Fonoaudióloga formada pela Universidade de São Paulo, cursa especialização em síndrome de Down pelo CEPEC e também é a mãe da Luísa e do Pedro.

 

Mamãe, fique de olho em nossas redes sociais, temos muitas dicas para você!

 

NEWSLETTER


SIGA-NOS

UNIDADE - SP
Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Av. Duque de Caxias, 2016 - Promeca
CEP: 13223-025 - Várzea Paulista / SP
Fone: (11) 4606-1515
Sac: (11) 4596-4660
UNIDADE - PE
Norte e Nordeste
R. João Ricardo da Silva, 84 - Cruz de Rebouças - Galpão 01
CEP: 53630-066 - Igarassú / PE
Fone: (81) 3312-1154
Sac: (81) 3312-1154
VOLTAR AO TOPO