Dicas

Como montar a lancheira do seu filho

23/05/2014

O pequeno tem que se alimentar bem pois está em fase de desenvolvimento. Quando começa a ir à escola, esse cuidado com a alimentação deve ser maior. Isso porque é na hora de montar a lancheira que você vai garantir que ele se alimentará como deve. Para acabar com as dúvidas na hora de cumprir essa missão, separamos algumas dicas bem legais.

A primeira coisa que você deve ter em mente é que nutrição é um assunto sério e não pode ser negligenciado. É nesse momento que o que recheia a geladeira de casa é o que vai ensinar ao pequeno o que é bom. E o desafio de educar o paladar de uma criança não é fácil. Mas se ele se acostumou a se sentar a uma mesa verde e colorida com muitas frutas, cereais e pouco açúcar, não vai torcer o nariz para uma lancheira cheia de uvas e morangos.

E o que não pode faltar na merenda? Cada lanche escolar deve ter ao menos uma porção de um dos três grupos fundamentais de alimentos: os energéticos (cerais, açúcares e gorduras), os construtores (proteínas animais e vegetais como o leite, carnes) e os reguladores (frutas, verduras e legumes).

Só tome cuidado com a escolha e a quantidade dos alimentos energéticos. O consumo indiscriminado pode não fazer bem à saúde. Sugestão: pães, cereais.

O que não deve entrar? Esqueça os salgadinhos de pacote, frituras, refrigerante e doces. Esses alimentos oferecem muito sal, conservantes, açúcar e quase sempre nenhum benefício nutricional. Enlatados, sucos de caixinha e frios devem ser escolhidos com critério. Fique de olho nas informações dos rótulos.

Cuidado para não deixar o lanche sem graça. Uma lancheira sempre com as mesmas combinações, desmotiva a criança a comer e faz a comida do colega ficar mais interessante. Varie o cardápio. Mude o tipo de pão, os recheios e as bebidas. A apresentação também conta muito. Não se esqueça de acrescentar uma fruta diferente a cada dia.

Pergunte ao seu filho o que ele quer comer. Ele tem direito de optar pela quantidade, pelo que gosta. Pedir para ele ajudar na hora de montar a lancheira pode ser divertido e bem educativo.

Só mais uma coisa: comer algumas delícias faz parte da vida. Quem não gosta de um pudim ou de uma barra de chocolate? Monte um cardápio nutritivo, mas não deixe de incluir na merenda alguns mimos. Use o bom senso e o equilíbrio. Você pode fazer uma surpresa ou combinar com ele um dia na semana para incluir uma gostosura.

Fonte: Bebê Abril

NEWSLETTER


SIGA-NOS

UNIDADE - SP
Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Av. Duque de Caxias, 2016 - Promeca
CEP: 13223-025 - Várzea Paulista / SP
Fone: (11) 4606-1515
WhatsApp: (11) 98336-0053
UNIDADE - PE
Norte e Nordeste
R. João Ricardo da Silva, 84 - Cruz de Rebouças - Galpão 01
CEP: 53630-066 - Igarassú / PE
Fone: (81) 3312-1154
Sac: (81) 3312-1154
VOLTAR AO TOPO