Baby Roger

Os primeiros dentinhos do bebê estão chegando, e agora?

15/10/2018

O seu bebê está irritado, com perda de apetite e o sono agitado? Esses podem ser alguns dos sintomas do nascimento dos primeiros dentinhos, mas não se assuste, vamos dar dicas fundamentais para passar por essa fase de forma tranquila.

O nascimento dos primeiros dentinhos pode deixar a mamãe de cabelo em pé, não é mesmo? Mas não precisa ter medo, afinal, esse é apenas um sinal de que o seu bebê está crescendo.

Para esclarecer tudo sobre essa etapa a odontopediatra Ana Andréa nos conta tudo o que pode acontecer e nos ensina o jeito certo de passar por essa situação sem grandes preocupações.

 

Vamos lá?

 

É comum que os primeiros dentinhos apareçam entre 6 e 8 meses, mas não se assuste caso eles comecem a apontar antes não existe nenhum problema com isso, desde que a higienização seja feita corretamente.

 

Os primeiros dentinhos e os cuidados necessários

 

Veja a ordem dos primeiros dentinhos

 

Assim que o primeiro dentinho nascer é necessário escová-lo com pasta e escova, isso vai proteger a criança, afinal, qualquer tipo de alimento junto com o leite materno se torna cariogênico.

 É errado pensar que a gaze enrolada no dedo ou a dedeira de silicone são suficientes para fazer a higiene bucal do bebê, esses instrumentos são eficientes para fazer apenas a higienização da gengiva antes do primeiro dente aparecer.

 

Escovando os primeiros dentinhos

  • Escova de dentes com a cabeça pequena;
  • Escovas especiais para bebê,com cerdas macias;
  • Pasta de dentes com 1000 PPMS de flúor, abaixo disso não é comprovado cientificamente que proteja a criança das cáries;
  • A quantidade de pasta de dentes é menor que um grão de arroz;
  • Escova de dentes seca;
  • Movimento circular no dentinho;
  • Limpeza com uma gaze para remover o excesso;
  • Uso de fio dental especial para criança, quando (a criança) ela já tiver 2 dentinhos;

A escovação deverá ser feita 2 vezes por dia, mas mamãe, lembre-se  de marcar uma consulta com o odontopediatra para saber a técnica correta de escovação dos primeiros dentinhos.

 

Mas afinal, quais os sinais dos primeiros dentinhos?

 

Veja os sinais dos primeiros dentinhos

 

Muitas são as mudanças no temperamento do bebê, com a chegada dos primeiros dentinhos.

Ele fica mais irritado, a salivação aumenta e consequentemente ele irá babar mais, o sono fica mais agitado, muitas vezes a criança tem perda de apetite entre outros sintomas.

Muitas pessoas dizem que a febre é um dos principais sinais, porém, isso é relativo, pode ser considerado dente até 37,5º .

Caso a temperatura da criança esteja acima disso é indicado agendar uma consulta com o pediatra, para ver o que realmente está acontecendo com ela.

Muitas mães usam mais fraldas nessa fase, por conta da diarreia, não é mesmo?

A diarreia é apenas uma consequência da baixa imunidade durante a chegada dos primeiros dentinhos, vale lembrar que a gengiva da criança coça muito durante essa fase, consequentemente, ele colocará muitas coisas na boca, para amenizar esse incômodo, o que pode causar a diarreia.

Outro sinal comum é dias antes de nascer o dente o local ficar inchado.

 

Contendo a irritação

Para conter a irritação da criança, o mais indicado é o uso de mordedores à base de água, gel ou silicone, que podem ser colocados na geladeira.

O mordedor geladinho irá acalmar a gengiva da criança e diminuir a irritação.

A camomilina C  também pode ser usada para aliviar a dor dos primeiros dentes do bebê.

Nessa fase é necessário deixar a mãozinha da criança sempre limpa, pois ela vai colocar muito na boca, para coçar a gengiva.

Hoje em dia não é mais recomendado o uso de pomadas anestésicas, isso pode trazer prejuízos para a criança, que poderá ingerir uma grande quantidade.

 

A higiene da língua também é importante

 

Não esqueça da linguá

 

A partir dos 3 meses é recomendado limpar a língua da criança 1x por dia,  com a gaze.

 

Forma correta de fazer a higiene da língua:

  • Dedo parado para que a criança sugue;
  • Movimentos circulares leves para não machucar;
  • Depois que começa a escovação, escovar a língua também.

 

Colar de Âmbar para o nascimento dos primeiros dentinhos, funciona?

 

Muitas pessoas dizem que o colar de âmbar, além de aliviar as dores do nascimento dos primeiros dentes, traz outros benefícios, como a recuperação de resfriados, gripes etc, porém, não existe nenhum estudo científico que comprove a eficácia desse colar.

Perigos do colar  para a criança

  • Sufocamento;
  • A criança pode colocar na boca;
  • Colonização de bactérias.

 

 

Para finalizar, a odontopediatra Ana Andréa auxilia as mamães.

‘É  importante evitar doces até os 2 anos de idade, ou alimentos com açúcar escondido, como o biscoito de polvilho , bolacha maisena, entre outros que são cariogênicos; além disso, não desista da amamentação com a chegada dos dentinhos’.

 

Sobre a Odontopediatra Ana Andréa

 

Odontopediatra Ana Andréa

Formada em 2005 pela Universidade São Francisco, há 12 anos atuando na área de odontopediatria e com pacientes especiais; com ênfase em odontologia para bebês e odontologia intra uterina (pré natal odontológico) orientando as gestantes quanto à higienização bucal dos bebês, amamentação e acompanhamento odontológico para uma infância sem cáries.

NEWSLETTER


SIGA-NOS

UNIDADE - SP
Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Av. Duque de Caxias, 2016 - Promeca
CEP: 13223-025 - Várzea Paulista / SP
Fone: (11) 4606-1515
Sac: (11) 4596-4660
UNIDADE - PE
Norte e Nordeste
R. João Ricardo da Silva, 84 - Cruz de Rebouças - Galpão 01
CEP: 53630-066 - Igarassú / PE
Fone: (81) 3312-1154
Sac: (81) 3312-1154
VOLTAR AO TOPO