Baby Roger
Os primeiros dentinhos do bebê estão chegando, e agora?

O seu bebê está irritado, com perda de apetite e o sono agitado? Esses podem ser alguns dos sintomas do nascimento dos primeiros dentinhos, mas não se assuste, vamos dar dicas fundamentais para passar por essa fase de forma tranquila.
O nascimento dos primeiros dentinhos pode deixar a mamãe de cabelo em pé, não é mesmo? Mas não precisa ter medo, afinal, esse é apenas um sinal de que o seu bebê está crescendo.
Para esclarecer tudo sobre essa etapa a odontopediatra Ana Andréa nos conta tudo o que pode acontecer e nos ensina o jeito certo de passar por essa situação sem grandes preocupações.
Vamos lá?
É comum que os primeiros dentinhos apareçam entre 6 e 8 meses, mas não se assuste caso eles comecem a apontar antes não existe nenhum problema com isso, desde que a higienização seja feita corretamente.
Os primeiros dentinhos e os cuidados necessários

Veja a ordem dos primeiros dentinhos
Assim que o primeiro dentinho nascer é necessário escová-lo com pasta e escova, isso vai proteger a criança, afinal, qualquer tipo de alimento junto com o leite materno se torna cariogênico.
É errado pensar que a gaze enrolada no dedo ou a dedeira de silicone são suficientes para fazer a higiene bucal do bebê, esses instrumentos são eficientes para fazer apenas a higienização da gengiva antes do primeiro dente aparecer.
Escovando os primeiros dentinhos
- Escova de dentes com a cabeça pequena;
- Escovas especiais para bebê,com cerdas macias;
- Pasta de dentes com 1000 PPMS de flúor, abaixo disso não é comprovado cientificamente que proteja a criança das cáries;
- A quantidade de pasta de dentes é menor que um grão de arroz;
- Escova de dentes seca;
- Movimento circular no dentinho;
- Limpeza com uma gaze para remover o excesso;
- Uso de fio dental especial para criança, quando (a criança) ela já tiver 2 dentinhos;
A escovação deverá ser feita 2 vezes por dia, mas mamãe, lembre-se de marcar uma consulta com o odontopediatra para saber a técnica correta de escovação dos primeiros dentinhos.
Mas afinal, quais os sinais dos primeiros dentinhos?

Veja os sinais dos primeiros dentinhos
Muitas são as mudanças no temperamento do bebê, com a chegada dos primeiros dentinhos.
Ele fica mais irritado, a salivação aumenta e consequentemente ele irá babar mais, o sono fica mais agitado, muitas vezes a criança tem perda de apetite entre outros sintomas.
Muitas pessoas dizem que a febre é um dos principais sinais, porém, isso é relativo, pode ser considerado dente até 37,5º .
Caso a temperatura da criança esteja acima disso é indicado agendar uma consulta com o pediatra, para ver o que realmente está acontecendo com ela.
Muitas mães usam mais fraldas nessa fase, por conta da diarreia, não é mesmo?
A diarreia é apenas uma consequência da baixa imunidade durante a chegada dos primeiros dentinhos, vale lembrar que a gengiva da criança coça muito durante essa fase, consequentemente, ele colocará muitas coisas na boca, para amenizar esse incômodo, o que pode causar a diarreia.
Outro sinal comum é dias antes de nascer o dente o local ficar inchado.
Contendo a irritação
Para conter a irritação da criança, o mais indicado é o uso de mordedores à base de água, gel ou silicone, que podem ser colocados na geladeira.
O mordedor geladinho irá acalmar a gengiva da criança e diminuir a irritação.
A camomilina C também pode ser usada para aliviar a dor dos primeiros dentes do bebê.
Nessa fase é necessário deixar a mãozinha da criança sempre limpa, pois ela vai colocar muito na boca, para coçar a gengiva.
Hoje em dia não é mais recomendado o uso de pomadas anestésicas, isso pode trazer prejuízos para a criança, que poderá ingerir uma grande quantidade.
A higiene da língua também é importante

Não esqueça da linguá
A partir dos 3 meses é recomendado limpar a língua da criança 1x por dia, com a gaze.
Forma correta de fazer a higiene da língua:
- Dedo parado para que a criança sugue;
- Movimentos circulares leves para não machucar;
- Depois que começa a escovação, escovar a língua também.
Colar de Âmbar para o nascimento dos primeiros dentinhos, funciona?
Muitas pessoas dizem que o colar de âmbar, além de aliviar as dores do nascimento dos primeiros dentes, traz outros benefícios, como a recuperação de resfriados, gripes etc, porém, não existe nenhum estudo científico que comprove a eficácia desse colar.
Perigos do colar para a criança
- Sufocamento;
- A criança pode colocar na boca;
- Colonização de bactérias.
Para finalizar, a odontopediatra Ana Andréa auxilia as mamães.
‘É importante evitar doces até os 2 anos de idade, ou alimentos com açúcar escondido, como o biscoito de polvilho , bolacha maisena, entre outros que são cariogênicos; além disso, não desista da amamentação com a chegada dos dentinhos’.
Sobre a Odontopediatra Ana Andréa

Odontopediatra Ana Andréa
Formada em 2005 pela Universidade São Francisco, há 12 anos atuando na área de odontopediatria e com pacientes especiais; com ênfase em odontologia para bebês e odontologia intra uterina (pré natal odontológico) orientando as gestantes quanto à higienização bucal dos bebês, amamentação e acompanhamento odontológico para uma infância sem cáries.