Baby Roger

Mito ou Verdade: Parto Normal causa incontinência urinária?

27/09/2018

Muitas mulheres têm medo da hora do parto, não é mesmo? Algumas pensam na dor, enquanto outras pensam que isso pode trazer prejuízos para o cotidiano como a incontinência urinária.

A gestação traz inúmeras mudanças no corpo da mulher, afinal, tudo precisa ser adaptado para a chegada do bebê; mas será que entre essas mudanças pode surgir a incontinência urinária?

Para entender mais sobre esse assunto, a enfermeira obstetra Saluá Manzato nos conta um pouco sobre a sua experiência.

Mitos e Verdades sobre o Parto Normal e a Incontinência Urinária

 

Parto Normal X Incontinência

 

Fatores que podem gerar incontinência urinária

 

Muitas pessoas dizem que a indução do parto causa incontinência urinária. Isso é um mito, pois indução do trabalho de parto por si só não interfere no resultado final da incontinência urinária.

No entanto, o segundo estágio do trabalho de parto prolongado pode aumentar os riscos de lesões do assoalho pélvico e esse segundo estágio aumentado pode ser provocado, por exemplo, pelo uso de analgesia como a epidural, causando danos para a mulher, como a incontinência urinária.

Outras pessoas dizem que o peso da criança pode causar incontinência também. Os estudos em relação a isso são controversos, pois as poucas revisões mostram que o peso do feto durante a gestação e trabalho de parto podem aumentar a pressão intra-abdominal e consequentemente a intravesical, causando lesões no assoalho pélvico, o que levaria a incontinência urinária. No entanto, outros estudos não mostram que bebês acima de 4kg podem causar lesões na mulher.

 

Incontinência Urinária, apenas no pós parto?

Pós parto

 

Caso a mulher venha a ter incontinência urinária, essa não é uma condição permanente causada pelo pós-parto, muitos outros fatores estão associados a ela e não apenas à questão do parto em si.

Fatores como idade, obesidade, menopausa, constipação intestinal, doenças crônicas, fatores hereditários, cafeína, tabagismo, entre outros, também são fatores que podem agravar essa condição; porém, existem tratamentos para incontinência urinária.

 

Parto normal, evite fatores de risco e previna a incontinência urinária

 

O parto normal se destina a praticamente todas as mulheres, as restrições para o evento são mínimas, porém, durante o parto normal um fator prejudicial é a incisão realizada no perínio a chamada episiotomia.

Este procedimento lesiona pele, mucosa e músculo da região perineal. Novos estudos comprovam que este método não  tem sido mais utilizado.

 

Parto normal ou cesárea?

 

Parto Normal ou Cesária?

 

Parto Normal

 

O Parto normal tem inúmeros benefícios, tanto para a mulher quanto para o bebê; dentre essas vantagens estão:

 

  • Menor risco de infecções;
  • Menor índice de morte materna por hemorragia e infecções;
  • Maior autonomia pós-parto para cuidar de seu bebê;
  • Recuperação mais rápida do trânsito intestinal;
  • Quando não utilizada a anestesia, menor risco de reações adversas;
  • Descida do leite mais rápida;
  • Estimula maior produção do “hormônio do amor”, a ocitocina, que promove o vínculo afetivo com o bebê.

 

Cesárea

 

Na cesariana, as vantagens do parto normal são todas desvantagens. É necessário  lembrar que a cesariana é uma cirurgia (da qual) que serve para salvar vidas e segundo a recomendação da OMS, apenas 15% das mulheres necessitarão dela, fato que não ocorre no Brasil. (pois) Nossas taxas são altíssimas, se comparadas à real recomendação, seja por comodidade da equipe ou da mulher, que muitas vezes é induzida a essa escolha, sem saber de todos os riscos que a cesariana pode acarretar. Além do que, não (tem) há estudos concretos de que a incontinência urinária seja causada (pior em) por uma das vias de nascimento, seja ela por meio das cirurgias cesáreas ou por parto normal.

 

 

Sobre a Saluá Manzato

 

Formada em Enfermagem e especialista em Ginecologia e Obstetrícia é uma das fundadoras da Casa Amare, um local de constante crescimento ao lado dos bebês.

NEWSLETTER


SIGA-NOS

UNIDADE - SP
Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Av. Duque de Caxias, 2016 - Promeca
CEP: 13223-025 - Várzea Paulista / SP
Fone: (11) 4606-1515
Sac: (11) 4596-4660
UNIDADE - PE
Norte e Nordeste
R. João Ricardo da Silva, 84 - Cruz de Rebouças - Galpão 01
CEP: 53630-066 - Igarassú / PE
Fone: (81) 3312-1154
Sac: (81) 3312-1154
VOLTAR AO TOPO