Baby Roger

A surpreendente verdade que nunca contaram a você sobre as doulas

25/07/2018

Muitas mamães ainda não sabem ao certo o trabalho que as doulas fazem para manter as gestantes informadas durante toda a gravidez. As doulas  são as pessoas responsáveis por auxiliar as famílias a alcançar a vontade de realizar o parto humanizado, respeitando a vontade da mãe e da criança.

 Para entender mais sobre o assunto a doula Flávia, Alves da  Casa Amare,  nos conta um pouco sobre a sua experiência e dá dicas fundamentais para que as futuras mamães tenham uma gestação mais tranquila e saibam de todos os seus direitos.

 

Mas afinal, o que é uma doula?

 

A palavra Doula vem do grego “mulher que serve”.

 

 A palavra Doula vem do grego “mulher que serve”. Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e depois do parto.

A família moderna está ficando cada vez menor e, em meio a tanta mudança, muitas gestantes não recebem o suporte necessário durante a gravidez, não tendo informações necessárias sobre seus direitos.

O hospital se tornou um ambiente muito impessoal, onde existem muitas pessoas desconhecidas em um momento tão íntimo da mulher, aumentando assim o medo, a dor e a ansiedade na hora do parto.

Nesse momento,o papel da doula é fundamental para que a família tenha o suporte físico e emocional que não será dado por nenhum outro profissional hospitalar.

É importante entender que a doula não executa procedimentos médicos e exames, portanto, não substitui nenhum profissional envolvido na assistência ao parto.

 

Pesquisas apontam que a atuação da doula no parto pode diminuir:

 

  • Taxa de cesáreas;
  • Tempo de duração do trabalho de parto;
  • Pedidos por anestesia;
  • Redução de incidência de infecção;
  • Diminui a insegurança, ocasionando um maior controle materno;
  • Diminuir o número de depressão pós-parto.

 

Qual o papel da doula antes do parto?

 

Doula durante a gestação

 

Antes do parto, o papel da doula é orientar o casal sobre o que eles podem esperar do parto e após o parto, além disso, explica sobre os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar tanto fisicamente quando emocionalmente, para o parto.

Nesse momento que antecede o parto, a doula é encarregada de mostrar as opções que o casal terá para o nascimento da criança, fazendo com eles um Plano de Parto ( lista de como o casal quer que esse momento seja).

A  doula é a pessoa mais preparada para mostrar ao casal os prós e contras de cada procedimento, porém, não cabe a ela julgar a vontade e escolhas do casal.

Geralmente, o casal que opta pelo acompanhamento de uma doula, marca de dois a três encontros durante a gestação, para conversar sobre o Plano de Parto e tirar todas as dúvidas sobre esse momento.

 

Qual o papel da doula durante o parto?

 

Doula durante o parto.

 

 Durante o parto, a doula trabalha como interface entre a equipe média e o casal, além disso, ela auxilia a mulher a encontrar a posição mais confortável para esse momento tão especial, além disso, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores do parto, como massagens relaxantes, banhos entre outros.

A doula dará toda a proteção que a mulher precisa nesse momento, para que, todos os seus desejos sejam respeitados.

 

Se a doula vai entrar com a mãe na sala de parto, como fica o papai?

 

É importante entender que a doula  não substitui o acompanhante escolhido pela mãe durante o trabalho de parto, é também importante que o acompanhante saiba que a doula dará suporte à mãe e a ele também, durante esse momento que envolve muitas emoções.

 

Qual o papel da doula após o parto?

 

Doula após o parto.

 

Após o parto, a doula faz visitas á família que acaba de crescer e oferece todo apoio necessário nesse período, principalmente com as dúvidas em relação á amamentação e os primeiros cuidados com o bebê.

O vínculo entre a doula e a nova mamãe será eterno, afinal, ela fez parte e deu suporte em um dos momentos mais importantes de sua vida.

 

 

Sobre  Flávia Alves

 

Doula Flávia Alves.

 

Desde pequena sempre sonhou em ajudar as mulheres nesse momento tão especial, por ter sofrido muito nas primeiras gestações, foi em busca de informação, estudou e se tornou doula.

Uma de suas grandes paixões é falar sobre gestação, parto e maternidade e trazer informações relevantes para as futuras mamães.

Movida por essa paixão, é uma das fundadoras da Casa Amare, lugar que auxilia as família nessa nova fase da vida.

NEWSLETTER


SIGA-NOS

UNIDADE - SP
Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Av. Duque de Caxias, 2016 - Promeca
CEP: 13223-025 - Várzea Paulista / SP
Fone: (11) 4606-1515
Sac: (11) 4596-4660
UNIDADE - PE
Norte e Nordeste
R. João Ricardo da Silva, 84 - Cruz de Rebouças - Galpão 01
CEP: 53630-066 - Igarassú / PE
Fone: (81) 3312-1154
Sac: (81) 3312-1154
VOLTAR AO TOPO