Baby Roger

Manual de higiene do bebê!

28/05/2014

Quando o pequeno vem ao mundo, tudo é um desafio para a nova mamãe. E a higiene exige cuidados minuciosos que podem causar dúvidas e certo pânico. Pensando em acabar com tudo isso, trouxemos um manual de dicas para você não errar em nenhum detalhe.

 

A hora do banho!

Esse é o momento que deixa os papais de primeira viagem apreensivos. Mas não há motivo para tanta insegurança. Olha só: um banho por dia está de bom tamanho. Mais do que isso pode deixar a pele da criança suscetível a ressecamento e irritações. O primeiro passo é testar a temperatura da água com o dorso da mão para evitar queimaduras. Além disso, não aplique diretamente o sabonete. Passe-o em suas mãos e deslize-as sobre o corpo do pequeno. O banho não deve durar muito tempo, apenas o sufuciente para fazer a higiene do corpo e do cabelo da criança.

 

Sabonete ideal

O produto deve ser o mais neutro possível, pois o pH próximo ao da pele ajuda a evitar ressecamento e irritações. Opte sempre por fórmulas infantis.

 

Acerte no xampu

O xampu deve ser neutro e hipoalergênico. Os produtos classificados como infantis são avalizados pela Anvisa, o que é uma garantia de que foram formulados para atender a todas as necessidades e respeitar as restrições dos pequenos. Opte sempre por eles!

 

Bebês sem crostinhas

Sabe aquelas placas de óleo que aparecem grudadas no couro cabeludo dos bebês e exalam um odor de gordura? O nome técnico é dermatite seborréica e acomete, principalmente, as crianças de até quatro meses de vida. Isso porque o organismo do recém-nascido ainda acumula hormônio da mãe, especialmente a progesterona, que estimula a produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas. O problema, em si, não acarreta nenhum dano grave à criança. Mas, o acúmulo de gordura favorece a ocorrência de infecções. Por isso, para removê-las, é preciso ter muita delicadeza. Utilize um pente fino e água morna ou óleos especiais para crianças.

 

Hidratação

Bebês de até 1 ano não precisam de hidratação extra. Por isso, basta prevenir o ressecamento, evitando banhos muito quentes e produtos químicos. Sem falar no uso de xampus e sabonetes adequados para a idade. Já as crianças maiores de 1 ano podem lançar mão dos cremes infantis. Hidratar a pele uma vez por dia, após o banho, é o suficiente para os pequenos nesta faixa etária. Basta espalhar o produto, em pequena quantidade, no corpinho.

 

Fralda seca

Fazer a higienização e a troca da fralda da maneira adequada ajuda a prevenir diversas doenças causadas por fungos e bactérias que se proliferam na umidade e na presença de fezes e de urina. O ideal é fazer a troca de fralda oito vezes ao dia, especialmente quando você notar que a criança fez xixi ou cocô. Use um algodão com água morna ou lave a região com sabonete neutro ou infantil. Aplique uma pomada que sirva de barreira entre os dejetos e a pele. Antes de colocar a nova fralda, deixa-a aberta por alguns segundos para ventilar.

 

Unhas em ordem

O momento de cortar as unhas é sempre uma tensão para as mães, que se apavoram diante dos dedinhos delicados. Por isso, antes de tudo, lave bem as mãos com água morna e sabonete. Use uma tesoura ou um cortador infantil. Fique de olho para não se confundir e ferir a pele. Procure realizar um corte mais reto, sem cutucar os cantos, que tendem a inflamar com facilidade. O ideal é repetir o procedimento semanalmente para evitar que a criança se arranhe. Já as unhas dos pés podem ser aparadas uma ou duas vezes por mês.

 

Fonte: Bebê Abril

NEWSLETTER


SIGA-NOS

UNIDADE - SP
Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Av. Duque de Caxias, 2016 - Promeca
CEP: 13223-025 - Várzea Paulista / SP
Fone: (11) 4606-1515
Sac: (11) 4596-4660
UNIDADE - PE
Norte e Nordeste
R. João Ricardo da Silva, 84 - Cruz de Rebouças - Galpão 01
CEP: 53630-066 - Igarassú / PE
Fone: (81) 3312-1154
Sac: (81) 3312-1154
VOLTAR AO TOPO