Baby Roger

Como proteger o bebê no inverno?

22/06/2016

O tempo começa a esfriar, ou melhor, congelar, e a preocupação com os bebês aumenta e com razão, afinal, tão frágeis e pequeninos, sentem mais frio e são mais propensos a atrair doenças respiratórias nessa época.

 

Acostumados com o aconchego quentinho da barriga da mãe, os nenéns sofrem muito com as alterações de temperatura quando nascem. Por isso, precisam de cuidados especiais, principalmente durante as estações mais frias do ano.

Cuidados com roupinhas, banho, saída de casa muito cedo ou muito tarde, são detalhes que fazem toda a diferença quando se trata da saúde do bebê.

 

Roupinhas

Vista o bebê em camadas, começando com um body quentinho por baixo, uma calça e um macacão por cima. Dê preferência por roupinhas de algodão, pois materiais como a lã, podem causar alergia e ressecar a pele. Atenção com as mãozinhas, pezinhos e couro cabeludo, mantenha essas áreas bem aquecidas com luvinhas, se possível vista duas meias e proteja sempre a cabeça do bebê com um gorro ou toquinha bem reforçada.

 

Banho

Prepare todos os itens para o banho do bebê, ligue o chuveiro e deixe o ambiente bem vaporizado e quentinho antes de começar a preparar o bebê para o banho. Feche janelas e portas para evitar a entrada de ar frio antes, durante e depois do banho. O ideal é dar o banho no bebê no período da tarde, entre às 15h e 16h e evitar levar brinquedos para a banheira, pois isso distrai a criança e torna o banho mais demorado e gelado. Banho dado, enrole imediatamente o bebê na toalha com touquinha, seque rápido e o agasalhe bem. Se lavar o cabelo, seque bem com uma toalha e coloque uma touquinha.

 

Saídas

Visita ao médico ou passeios com o bebê são saídas que requerem cuidados especiais. Evite aglomerações em locais fechados. Saída logo depois do banho nem pensar. Prefira sair com o bebê entre às 10h da manhã e às 17h, pois nesse período a temperatura do dia tende a ser mais elevada.

 

Ar seco

Aquecedores costumam diminuir a qualidade do ar e deixa-lo mais seco, podendo provocar crises respiratórias em todos da casa, principalmente nos bebês. Por isso, evite deixar o aquecedor ligado por muito tempo. Enquanto o aparelho estiver aquecendo o ambiente, vale umedecer o ambiente com baldes de água e toalhas molhadas. Mesmo com baixas temperaturas, é importante abrir as janelas durante o dia para manter a casa arejada.

 

Hora de dormir

 Antes de colocar o bebê para dormir, vista umas 3 camadas de roupa, começando pelo body de algodão, depois o pagão e, por último, um pijaminha bem quentinho, pois se o bebê se mexer durante a noite e ficar descoberto, não sentirá tanto frio. Vale lembrar que é preciso sempre ir dar uma olhadinha no bebê enquanto ele estiver dormindo, para conferir se ele está devidamente coberto e quentinho. Evite cobertores de lã, mantinhas e edredons pesados, pois além de causarem alergia, podem sufocar a criança.

 

Visitas

É bom evitar visitas de pessoas com gripe, tosse, resfriado e outras doenças virais, pois pode contaminar o ar e passar para a criança. Peça que lavem bem as mãos antes de pegar no bebê e reforce esse cuidado sempre que for receber visitas em casa.

 

Gostou das dicas? Conte para nós pelos comentários abaixo ou pelo Facebook!

NEWSLETTER


SIGA-NOS

UNIDADE - SP
Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Av. Duque de Caxias, 2016 - Promeca
CEP: 13223-025 - Várzea Paulista / SP
Fone: (11) 4606-1515
WhatsApp: (11) 98336-0053
UNIDADE - PE
Norte e Nordeste
R. João Ricardo da Silva, 84 - Cruz de Rebouças - Galpão 01
CEP: 53630-066 - Igarassú / PE
Fone: (81) 3312-1154
Sac: (81) 3312-1154
VOLTAR AO TOPO