Dica para as mamães

Quanto tempo depois do parto pode-se fazer exercícios físicos?

29/04/2013

Se você acabou de ter um filho e está ansiosa para começar as atividades na academia, preste atenção nas dicas desta semana. É natural se preocupar com a aparência, mas alguns cuidados devem ser relembrados sempre:
1) O ideal é que ainda na gestação a mulher engorde até somente 9 quilos. Além de se preocupar com uma alimentação saudável, deve praticar exercícios físicos moderados, conforme seu estado de saúde.
2) Para as mães que realizaram parto normal recomenda-se que o início de treinos físicos seja após o resguardo de 40 dias, e de 60 dias para as que passaram por cesárea. Lembrando que somente o médico poderá dar o consentimento para a realização dos exercícios.
3) Não é recomendado fazer exercícios físicos de forma exagerada, porque pode comprometer o aleitamento materno.
4) Treinamentos de força que envolvam os músculos abdominais devem ser realizados após três meses ou mais, conforme o estado físico da mãe.
5) Os exercícios mais recomendados são: caminhada, musculação e natação, todos moderadamente.
6) A caminhada pode ser realizada com o bebê no carrinho, com duração de 30 minutos.
7) Deve-se prestar atenção em manter sempre a postura correta nos momentos em que estiver cuidando do bebê, para proteger a coluna e as articulações.
8) As articulações, após o parto, poderão estar mais frágeis devido ao hormônio relaxina, que ajuda no relaxamento da pélvis. Embora nesse período a relaxina não esteja mais sendo produzida, ainda está circulando pelo corpo. Portanto, é recomendada a prática de exercícios orientais, para fortalecer músculos e relaxar as articulações.
9) Deve-se evitar utilizar sapatos de salto muito altos e realizar movimentos que forcem as articulações.
10) Após consentimento médico, procure sempre um bom profissional para fazer a avaliação física e monitorar corretamente seu programa de exercício físico e alcançar o seu objetivo, seja ele de emagrecimento ou de fortalecimento, de forma correta e saudável.

 

Por: Educadora Física Esp.Harumi Falanga
CREF: 062561-G/SP

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