Dica para as mamães

O favorito da mamãe existe, sim! Mas tudo bem.

04/04/2013

Antes de começar a falar do favoritismo dos pais por alguns filhos, queremos deixar bem claro que preferência não tem nada a ver com amor. Essa questão é um tabu, e dificilmente você vai ouvir um pai ou uma mãe admitindo que tem um filho favorito. Mas o que os psicólogos não têm dúvida é que a preferência existe na maioria das famílias, mas as pessoas não gostam de reconhecer, acreditando estar cometendo um erro grave.

Esqueça isso! Ter um filho favorito, acredite, é bem normal. E mais uma vez deixamos claro que não estamos colocando em pauta o amor. Pensa bem: no trabalho, por exemplo, é natural você ter mais afinidade com uma pessoa do que com outra. E a mesma coisa acontece com os pequenos. As vezes um é mais falante e extrovertido e, por isso, você se identifica mais com o jeito dele. Faz parte!

O que não pode acontecer, e os pais devem sempre tomar muito cuidado, é dar tratamento e educação diferentes para cada um dos filhos. Nesse caso, é importante ter a consciência de que a preferência existe e acontece em determinado momento, e é normal. Se há essa compreensão, não há culpa e diferença na educação.

A dica aqui é encontrar o equilíbrio. Descubra o que você mais gosta de fazer com cada filho, uma vez que cada criança possui um aspecto que vai agradar mais. Respeite as necessidades dos seus pequenos. Não é necessário fazer tudo igual, os mesmos programas com todos. E é muito importante não deixar um filho de escanteio.

Encontrando o meio termo, tratando todos os filhos com os mesmos valores e sabendo entender a personalidade de cada um, não tem problema ter um favorito. Afinal, amar a gente sempre ama todos com a mesma intensidade, e disso ninguém duvida!

NEWSLETTER


SIGA-NOS

UNIDADE - SP
Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Av. Duque de Caxias, 2016 - Promeca
CEP: 13223-025 - Várzea Paulista / SP
Fone: (11) 4606-1515
Sac: (11) 4596-4660
UNIDADE - PE
Norte e Nordeste
R. João Ricardo da Silva, 84 - Cruz de Rebouças - Galpão 01
CEP: 53630-066 - Igarassú / PE
Fone: (81) 3312-1154
Sac: (81) 3312-1154
VOLTAR AO TOPO