Dica para as mamães

As cólicas são normais na gravidez?

30/05/2014

Têm gestantes que sentem algumas dores na barriga durante a gravidez. Por isso, vamos esclarecer aqui quando é normal ou não sentir cólicas.

A primeira coisa é saber que, segundo os médicos, dores uterinas durante a gestação são relativamente comuns e normais desde que não sejam frequentes e intensas. Já se essas cólicas são comuns e fortes, relate o fato ao obstetra que faz o seu pré-natal. O primeiro e o terceiro trimestre da gravidez são os meses mais sujeitos a cólicas.

Elas acontecem por diversas razões. Se for a primeira gravidez, as cólicas podem acontecer pelo próprio crescimento uterino. Caso a mulher tenha uma cirurgia anterior, ela terá aderências que também vão causar dores à medida que a gravidez evolui. Existem ainda, gestantes que sentem dor nos últimos meses devido à movimentação do feto. Essas situações estão dentro da normalidade.

Outros problemas estão relacionados as cólicas. Na gravidez, corrimento e infecção urinária podem causar essas dores. Além disso, as dores na bexiga, devido à infecção, podem ser confundidas com cólicas uterinas. Para ter um diagnóstico diferencial, é necessário fazer o exame de urina.

Outra coisa: embora nem toda cólica de gravidez seja sinal de algum problema sério, há casos em que as dores se relacionam com o aborto. As cólicas que tendem a piorar e as que são acompanhadas de sangramentos são as que normalmente se relacionam com abortamentos. Se a gestação estiver adiantada, as dores também podem ser um prenúncio de parto prematuro. O melhor é entrar em contato com o médico que faz o pré-natal o quanto antes.

Para aliviar essas dores, apenas o médico pode determinar o melhor tratamento. Se elas forem fortes, o obstetra irá verificar se há algum fator predisponente para essas cólicas. Eles, então, serão identificados e tratados. Além dos medicamentos, repouso, abstinência sexual e realização de exames para descartar infecções urinárias e intestinais são condutas normalmente adotadas.

Fonte: Bebê Abril

NEWSLETTER


SIGA-NOS

UNIDADE - SP
Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Av. Duque de Caxias, 2016 - Promeca
CEP: 13223-025 - Várzea Paulista / SP
Fone: (11) 4606-1515
WhatsApp: (11) 98336-0053
UNIDADE - PE
Norte e Nordeste
R. João Ricardo da Silva, 84 - Cruz de Rebouças - Galpão 01
CEP: 53630-066 - Igarassú / PE
Fone: (81) 3312-1154
Sac: (81) 3312-1154
VOLTAR AO TOPO