Dica para as mamães

A amamentação

26/04/2013

Antes mesmo de engravidar, toda mulher sabe que a amamentação é muito importante para a vida de um filho. Por isso, durante a gravidez, é necessário que a mamãe aprenda todos os detalhes sobre o processo da amamentação para que na, hora do nascimento, tudo corra bem. Veja algumas dicas importantes!

A posição certa!

Para amamentar direitinho, a boca do bebê deve estar bem aberta, e o mamilo introduzido nela o mais profundo possível. Isto diminui o desconforto para as mamães.

Ele pediu, você atende!

Os recém-nascidos precisam mamar com frequência, pelo menos a cada duas horas. Esse processo estimulará as suas mamas a produzirem mais leite. Os bebês que mamam no peito, têm fome com mais frequência do que aqueles alimentados com outros leites. Isso acontece porque o leite materno é digerido mais facilmente. Por isso, se ele pedir, atenda!

Sem suplementos

Bebês amamentados não precisam de chás ou suplementos. Isso pode diminuir a vontade de mamar e causar uma diminuição na produção de leite. Quanto mais o bebê mamar, mais leite será produzido.

Um conselho importante: aguarde pelo menos uma ou duas semanas para oferecer chupetas. Isso evita que a criança fique confusa. Os bicos artificiais necessitam de um tipo de sucção diferente dos mamilos.

Na hora de secar…

No período pós-parto ou até que os mamilos fiquem mais resistentes, as mamães devem deixar que eles sequem naturalmente após cada mamada. Isso previne a ocorrência de fissuras ou rachaduras que podem levar a infecções. Se as rachaduras forem inevitáveis, a mamãe pode cobrí-las com o seu próprio leite ou um hidratante natural para ajudar na cicatrização. O posicionamento adequado é muito importante para prevenir ferimentos nos mamilos.

Inchaço nas mamas

A mamãe que está iniciando a amamentação, produz grande quatidade de leite, fazendo com que as mamas fiquem maiores, endurecidas e doloridas por alguns dias. Por isso, é muito importante que você amamente o seu bebê sempre que ele quiser, para que seu corpo se adapte e produza somente a quantidade de leite que o bebê necessita. Para aliviar a dor, é recomendado aplicar compressas de água aquecida e tomar banhos quentes.

Alimentação saudável e descanso fazem parte do processo!

Para produzir boa quantidade de leite, você necessita de uma dieta balanceada, que inclui 500 calorias extras por dia e de seis a oito copos de líquidos. Descansar também ajuda a prevenir infecções nas mamas, que podem ser agravadas pelo cansaço.

O mais legal no período da amamentação é que a relação entre mãe e filho fica ainda mais forte e a sensação de amamentar é indescritível. Amamente e aproveite para curtir ainda mais o seu pequeno!

NEWSLETTER


SIGA-NOS

UNIDADE - SP
Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Av. Duque de Caxias, 2016 - Promeca
CEP: 13223-025 - Várzea Paulista / SP
Fone: (11) 4606-1515
WhatsApp: (11) 98336-0053
UNIDADE - PE
Norte e Nordeste
R. João Ricardo da Silva, 84 - Cruz de Rebouças - Galpão 01
CEP: 53630-066 - Igarassú / PE
Fone: (81) 3312-1154
Sac: (81) 3312-1154
VOLTAR AO TOPO